sexta-feira, 15 de novembro de 2013

A previsão do tempo

   A previsão do tempo  é um dos campos de estudo da meteorologia  (Meteorologia Sinótica). Para dizer com o máximo de exatidão possível como o tempo irá se comportar em um determinado local e em determinado momento é necessário uma série de observações e estudos.
Biruta:
A biruta ou manga de vento é um aparelho capaz de mostrar a direção do vento. É constituído por um cone de tecido com duas aberturas, uma das quais é maior e acoplada a um aro de metal. A biruta tem a forma de um coador de café, embora seja muito maior e mais longa. Este instrumento é muito usado em aeroportos, onde orienta a decolagem e a aterrissagem dos aviões, manobras que só podem ser feitas em sentido contrário ao vento.
As birutas são desenvolvidas para fornecer a direção visual de vento de superfície e as informações de velocidade de vento aos pilotos, quando em voo ou no solo, nos aeroportos ou heliportos. Se ela estiver esticada significa que o vento está forte, caso esteja bem caída significa vento fraco, sempre na direção para onde aponta seu fundo.
É normalmente feita de lona ou algodão.
Higrômetro:
Um Higrómetro ou Higrômetro , é um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de umidade excessiva ou abaixo do normal poderia causar danos, por exemplo em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios.
Os higrômetros são compostos, em sua maioria de substâncias com capacidade de absorver a umidade atmosférica. Entre elas estão o cabelo humano e sais de lítio. No higrômetro construído com cabelo humano, uma mecha de cabelos é colocada entre um ponto fixo e outro móvel e, segundo a humidade a que está submetida, ela varia de comprimento, arrastando o ponto móvel. Esse movimento é transmitido a um ponteiro que se desloca sobre uma escala, na qual estão os valores da humidade relativa. Já o higrômetro de sais de lítio baseia-se na variação de condutividade desses sais, os quais apresentam uma resistência variável de acordo com a água absorvida. Um amperímetro com sua escala devidamente calibrada fornece os valores de humidade do ar. Outra maneira de medir a humidade relativa é calcular a velocidade de evaporação da água (psicrômetro). Para isso, dois termômetros idênticos são expostos ao ar: um traz o bulbo descoberto; outro tem o bulbo coberto por gaze humedecida. A temperatura do segundo termómetro é, pelo arranjo, inferior à do primeiro, porque a água evaporada da gaze arrefece o bulbo. Quanto menor a humidade do ar, tanto maior é o arrefecimento da gaze. A partir da diferença de leitura entre os dois termómetros, e com a ajuda de uma tabela, pode ser encontrado o valor da umidade relativa.

ANEMÓMETRO:

Os anemômetros medem a velocidade da componente horizontal do vento, que é essencial para o cálculo das previsões de energia. Os anemômetros de copos são o tipo padrão de anemômetro. São robustos e resistentes aos ventos oblíquos causados por mastros e travessas. Para uma previsão de vento, cada anemômetro deverá ser individualmente calibrado e certificado de acordo com as normas internacionais (por exemplo MEASNET). O número de anemômetros aplicados num mastro poderá variar entre um mínimo de 2 e um máximo de 6. A maioria dos anemômetros pode equipar-se com aquecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário