domingo, 16 de junho de 2013

mais aki-betta

se voce deixar os dois por muito tempo juntos, vai rteparar que eles vão começar a se dar bem  quando a agua começar a ficar suja vc deve trocar de aquario e sinal que ele  precisão de espaço,  eles não precisam de aquarios muito grandes mas tambem não tãopequenos 


na epoca de acasalamento  o beta começara a imitar aos movimentos que a femea faz ela tem que ter um pontinho debeixo dela para cido com um ovinho depois disso espere 






alguns deles não gostam de plantas artificiais po isso vc pode colocar planta e folhas pra ele se for comestivel ta otmo 
alguns peixes bettas são extremamente agressiveis como a maioria alguns não são extremamente mais mesmo asim se colocalo lado a lado com um da sua especie ele e capaz de matar
alguns tem a sua cor forte avermelhada depende do peixe 
eles gosta de ter um fundo real gostam de areia madeira ou esopor e ate pedrinhas não gostam xde vidro no fundo do aquario





Sua origem é a região da Indonésia (sudeste da Ásia)
São agressivos (machos) e, num mesmo local, podem brigar violentamente até a morte
Possui um ritual de acasalamento, sendo que o macho solta na água uma grande quantidade de bolhas para atrair a fêmea
É o macho que fica protegendo os ovos até o nascimento dos alevinos (filhotes de peixe)
É uma espécie de peixe bastante resistente e vive em condições simples dentro de um aquário (sem necessidade de equipamentos)
Na forma selvagem, o peixe beta possui uma coloração acastanhadada, com tons avermelhados e azulados nas barbatanas
Possuem órgãos chamados de labirintos que usam para respirar o ar atmosférico. Portanto, podem viver em águas com pouca quantidade de oxigênio.





Peso: 20 gramas aproximadamente (adulto)
Comprimento: chegam a medir 10 cm aproximadamente (fêmea é menor do que o macho).
Características corporais: possui barbatanas dorsais, cauda redonda e anais compridas e vermelhas.
Reprodução: a fêmea põe de 3 a 6 ovos.  
Cor. A cor do Betta é brilhante e viva ou é muito tediosa e pálida? Bettas têm uma variedade de cores, mas os azuis e vermelhos (cores escuras em geral) são mais comuns. 

Receptividade. O betta responde de alguma forma ao seu movimento? Ele nada rapidamente ao ver você ou ele simplesmente fica parado no fundo do aquário de mau humor? Não bata repetidamente no aquário, pois isso os agita; em vez disso, tente mover o dedo em frente do Betta. Entretanto, não tenha medo de comprar um Betta um pouco dócil; eles geralmente têm muitos encontros com outras pessoas durante o dia e podem simplesmente querer descansar. 


Saúde em geral. As barbatanas estão em bom estado ou estão rasgadas ou danificadas? Os olhos do betta estão saudáveis? Você vê alguma protuberância estranha (parasitas) em seu corpo? Se você ver qualquer coisa altamente fora do normal, considere levar um outro Betta.  como esse.

O peixe certo. Às vezes, o peixe vai escolher você, e não o contrário. Se há um Betta no qual você ficou de olho, deixou de olhar, passou a olhar outros, mas foi atraído novamente para ele repetidamente, considere comprar este. Mesmo se ele não estiver completamente saudável, compre o peixe com o qual você se sentir conectado, em vez do mais saudável. Ele provavelmente vai curar-se uma vez que estiver fora do pequeno copo e em água morna e limpa. 

Prepare o lar do Betta. Você deve sempre ter um lugar apropriado pronto antes de levar para casa o seu novo animal de estimação. Isto evita possíveis contratempos. Aqui estão alguns pontos a considerar:
 

Escolha uma casa. Na natureza, Bettas habitam arrozais tailandeses. Assim, eles estão adaptados à vida em ambientes com águas relativamente rasas, mas que sejam ambientes espaçosos. No entanto, considere dar para o seu betta um tanque de tamanho decente para ajudar a prolongar a vida dele. Embora Bettas exijam apenas um litro de água para sobreviver, mais espaço não os machucará. No entanto, utilizar vários litros não será necessário 
Adicione o equipamento necessário. O Betta comum comprado em uma loja de animais tem sido criado para resistir a diversas dificuldades relativas ao estilo de vida de animais de estimação. Certifique-se de conseguir um aquecedor com um termostato. Bettas gostam da temperatura da água entre 24-27ºC. Filtros não são necessários em tanques com menos de 5 litros, mas se você possui um, verifique se a corrente não é forte demais para o seu betta. 

Evite pedras irregulares ou decorações, pois elas rasgam as nadadeiras do Betta. Certifique-se uma vez por dia que não há machucados nas barbatanas do betta. Se houver, primeiro verifique a qualidade da água. Machucados são normalmente causados por uma má manutenção da água. 


Evite plantas de plástico rígido, elas podem machucar as barbatanas. Use o "teste da meia-calça": Se uma planta de plástico arranha um par de meia-calça quando esfregada contra ela, então ela irá danificar as nadadeiras do seu betta. Seja cuidadoso e compre as plantas de seda. Pense sobre como seria esfregar-se contra plástico o tempo inteiro! Você pode comparar um saco plástico e um lenço de seda para ver o que funciona melhor para você.




Embora não sejam necessárias, as plantas vivas são um ótimo complemento para os tanques de Betta. Elas são mais bonitas do que as falsas e Bettas amam descansar nas folhas e se esconder nelas para dormir. Plantas vivas também ajudam a oxigenar e manter a água limpa por períodos de tempo mais longos. 


Prepare a água. Use um condicionador de água antes de colocar a água fresca da torneira no tanque, pois o cloro e cloraminas podem prejudicar os Bettas, além de matarem todas as bactérias benéficas alojadas no filtro. Fontes mais antigas podem sugerir o envelhecimento da água (deixando-a descansar no aquário por um tempo), mas o melhor é usar um condicionador de água, já que a água envelhecida remove o cloro, mas não a cloramina e os metais pesados. Não é uma boa ideia usar água engarrafada porque ela priva o betta de minerais necessários e não é "segura" para o seu peixinho. Água tratada é mais barata e uma alternativa melhor. 

Encha o tanque. Se o seu tanque for um sem tampa superior, preencha-o com cerca de 80% de sua capacidade para garantir que o peixe não salte para fora. Bettas são muito ativos e podem saltar mais de 3 centímetros quando motivados! 


Adicione seu Betta. Com cuidado, lentamente coloque o recipiente em que você recebeu o Betta no novo habitat para que a água nova e a velha possam se misturar, fazendo com que seja mais fácil para o seu peixe se adaptar. Desta forma, se a água do aquário for muito mais fria ou mais quente do que a água anterior, isso não vai colocar o peixe em estado de choque. Seja gentil!

Alimente seu Betta. A dieta dele deve consistir principalmente de pelotas específicas (pellets). Em ocasiões especiais, pode-se usar camarão de água salgada ou vermes de sangue congelados. Verifique os ingredientes dos pellets. Os três primeiros devem ser à base de proteínas. Especialistas dizem que a quantidade de proteína nos pellets não deve ser menor do que 40%. Flocos de peixes tropicais, flocos de peixes dourados, etc, não são para bettas. 


  • Alimente seu Betta com não mais do que três pellets todos os dias! Isto é muito importante, já que a superalimentação é a causa número um de mortes. Bettas vão continuar comendo enquanto você alimentá-los e vão comer até a morte. Além disso, a superalimentação pode causar o inchaço do seu peixe. No entanto, isto não é tão grave como uma condição similar referida como um edema, mas pode no entanto causar problemas de bexiga posteriormente, o que poderá ser fatal.
  • Limpe qualquer alimento extra que o seu Betta não coma. Da mesma forma, observe o seu Betta para ver se ele cospe qualquer alimento. Esse poderia ser um sinal de que o Betta é um comedor exigente ou meticuloso. Tente outra marca de pellets ou alimentos secos.
  • Embora o alimento vivo possa ser excitante para assistir, produtos congelados e secos ainda funcionam muito bem. Eles são mais seguros e livres de parasitas potenciais. Vermes de sangue congelados ou secos são uma delícia.


Limpe o tanque do seu Betta. Coloque o Betta em um recipiente com a água velha durante a lavagem. Basta lavar o tanque com água quente; o uso de alguns sabonetes irá prejudicar o seu Betta. Se o habitat dele possui pedras, lave-as bem. Encha a metade do tanque com água da torneira, devolva o Betta e um pouco da água velha e depois preencha o restante com água da torneira novamente. Para saber mais sobre como cuidar de seu peixe Betta, tente perguntar a alguém que seja dono de um ou talvez a um empregado do petshop. Além disso, não acredite em tudo que falarem para você. Verifique na sua biblioteca local ou online em um site confiável de pesquisa.


Certifique-se de adicionar um dechlorinator (também conhecido como um condicionador de água) à água. Isto irá remover o cloro nocivo/cloramina que estiver na água da torneira que mata o peixe e as bactérias do filtro.

  • Certifique-se de que a água que está mudando esteja na mesma temperatura que a água antiga na qual o betta estava para evitar o choque de temperatura, que poderá ser fatal. Utilize um termômetro no tanque para verificar a temperatura da água.
  • A fim de testar os parâmetros da água a cada semana, você poderá precisar de kits específicos para testar e monitorar a temperatura. Isto irá permitir que você monitore seu aquário e faça observações.
9
Divirta-se com o seu novo amigo! Não provoque o seu peixe betta tocando o vidro com frequência, mas você pode brincar com ele, movendo o dedo ao redor do tanque e vendo-o seguí-lo. Não se esqueça de batizar seu peixe! 

  • Bettas são membros da família anabantoides (gouramis também estão nesta família) e têm um sistema de respiração extra ou emergencial, que lhes permite respirar o ar da superfície; no entanto, eles ainda necessitam de um sistema de filtragem em seus tanques. Tenha em mente que as variações com barbatanas longas o fazem melhor.
  • Bettas podem exigir um aquecedor em alguns casos - por exemplo, se você vive em um país frio ou se você possui um aquário abaixo da temperatura ambiente. Mini aquecedores estão disponíveis para tanques entre 2-6 litros. Estes são ideais para o seu amiguinho. Durante o inverno, você pode querer adicionar um mini aquecedor ou colocar seu aquário perto de um radiador (1 m de distância); isso vai impedir que seu betta passe muito frio.
  • Bettas reconhecem seus donos e realmente aprendem rostos e jogos. Faça companhia ao seu Betta e diga "oi" de vez em quando, assim ele aprende quem você é! Bettas podem e reconhecem as pessoas (principalmente porque eles associam o dono com a hora da alimentação).
  • Bettas fêmeas são geralmente menores e sem as belas nadadeiras que os machos possuem; no entanto, elas ainda podem ser tão belas quanto – do seu próprio jeito - e mal-humoradas!
  • Se um macho gosta de uma fêmea, ele dilata suas brânquias, torce seu corpo e espalha suas barbatanas. Se uma fêmea gosta de um macho, ela se contorce para trás e para frente.
  • Se o seu Betta ficar doente, trate-o com uma medicação adequada, seja um antibiótico, anti-fúngicos ou um anti-parasitário. Você pode comprar estes em sua loja local de peixes; a maioria terá de ser encomendada com antecedência, esteja sempre preparado!
  • Evite colocar o betta em redes, quando possível, pois isso pode danificar suas barbatanas. Em vez disso, tente usar um copo pequeno ao transportar seu Betta.
  • Peixes Betta macho constroem ninhos de bolhas quando estão felizes!
  • Evite manter Bettas com outros peixes. Eles podem matar os outros!
  • Colocar um espelho ao lado do tanque faz os Bettas sentirem-se estressados e agressivos porque pensam que há um rival no seu território.
  • Lembre-se que seu peixe betta é frágil, muitas pessoas dizem que os bettas são resistentes e assumem que podem sair trocando o tanque ou aquário ou remover o betta frequentemente para limpar o tanque, mas isto não é verdade. Os peixes betta são "resistentes" apenas para diferentes tipos de água, tal como água suja e limpa juntas, significando que você não pode mudar sempre a água ou trocar o tanque frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário